Termos Técnicos

 

1.4.6.1. Planejamento
          É a etapa do levantamento topográfico que compreende os estudos das técnicas e a opção do melhor método e equipamentos a serem utilizados.

1.4.6.2. Coleta dos Dados

          Após o planejamento, em posse dos equipamentos são efetuados medições e anotações referentes às características da superfície a ser detalhada.

1.4.6.3. Processamento dos Dados
          Com os dados coletados, então inicia-se o seu processamento, analisando-se critérios, tolerâncias e objetivos.

1.4.6.4 Representação Gráfica
          Concluída a etapa de processamento dos dados, inicia-se a representação gráfica para uma melhor visualização da superfície em estudo. São desenhados os elementos tanto levantados em campo como os calculados em escritório.

1.4.6.5. Relatório Técnico
          São todos os elementos que subsidiaram o planejamento, os dados coletados em campo, os dados processados em escritório e os desenhos baseados nos elementos técnicos.

1.4.7. Croqui
          Esboço gráfico sem escala, em breves traços a mão livre, que facilite a identificação de detalhes topográficos.

1.4.8. Caderneta de Campo
          Planilha utilizada em campo para anotar os dados coletados (distâncias, ângulos e informações).

1.4.9. Planta
          Representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano de referência horizontal, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra. As escalas normalmente são grandes.

1.4.10. Carta ou Mapa
          Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou toda a superfície terrestre. Esta representação leva em consideração a curvatura terrestre. As escalas normalmente são pequenas.

1.4.11. Maquetes e Outros
          São reproduções de superfície construídas a partir dos dados levantados em campo, sobre materiais artesanais, que visam facilitar a identificação das características sobre um modelo reduzido.

1.5. Divisão

1.5.1. Planimetria
          Conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano horizontal de referência. Trata apenas das distâncias horizontais e ângulos horizontais.

1.5.2. Altimetria
          Conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano vertical de referência.

1.5.3. Planialtimetria
Conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano horizontal de referência com dados referenciados a um plano vertical de referência.

1.5.4. Topologia
          É a parte da topografia que estuda as formas do relevo. Ela estuda as formas exteriores da superfície terrestre no sentido planialtimétrico.

1.6. Apresentação das Normas Técnicas
       A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão que define, estuda e analisa as propostas para novos critérios de execução de serviços técnicos. Ela elabora normas de desenho, de ensaios, de levantamentos e muitas outras. Para a execução de Levantamentos Topográficos, a norma atual é a NBR13.133/94 (Norma Brasileira Revisada).

Fonte: IBGE

1. A CIÊNCIA TOPOGRAFIA

1.1. Conceito
Topografia é a ciência que estuda uma área de terra limitada, com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno e ao relevo, sua orientação, sem levar em consideração a curvatura da terra.

1.2. Generalidades
A palavra topografia teve origem do idioma grego em que TOPO=LUGAR e GRAFIA=DESCRIÇÃO, ou seja, topografia é a descrição de um lugar.
A topografia teve início no antigo Egito as margens do Rio Nilo, devido as cheias destruírem os limites das terras e as necessidades de novas demarcações, levantamentos cadastrais e avaliações de áreas rurais. A partir daí foram desenvolvidas técnicas que possibilitaram a restituição das áreas inundadas, chegando hoje com equipamentos eletrônicos modernos utilizando-se de automação para a segurança e rapidez dos levantamentos e estudos.

1.3. Ciências Correlatas

1.3.1. Cartografia
          Estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações, visando a elaboração e preparação de cartas e mapas. A cartografia utiliza a topografia pelas técnicas de confecção destes mapas.
         
1.3.2. Geografia
          Ciência que estuda a distribuição de fenômenos físicos, biológicos e humanos na superfície terrestre. Esta distribuição é em geral baseada também em mapas.

1.3.3. Geodésia
Geodésia é a ciência que estuda a superfície da Terra com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno e ao relevo e sua orientação, levando em consideração a curvatura da terra.

1.3.4. Engenharia
          A engenharia efetua todos os seus estudos baseados em levantamentos topográficos, e após concluir os projetos, é através de técnicas topográficas que serão implantados e materializados.

1.3.5. Geoprocessamento
          É a ciência que estuda a produção de mapas com informações referentes a ele, tudo num só produto e em meio digital.

1.3.6. Geotecnia
          Estuda a composição, disposição e condição do solo como produto para utilização em obras. A topografia determina e posiciona os solos de acordo com sua localização na superfície da terra.

1.4. Definições

1.4.1. Planos de Referência
          É um plano de referência que pode coincidir com um plano horizontal ou um plano vertical. Os detalhes topográficos são projetados sobre estes planos.

1.4.2. Plano Topográfico Horizontal
          É um plano de referência horizontal, com dimensão máxima limitada a 80Km para todos os lados, a partir da origem.

1.4.3. Superfície Topográfica
          É a superfície terrestre propriamente dita. Esta superfície acompanha as elevações das montanhas e as depressões dos oceanos e rios.

1.4.4. Ponto Topográfico
          Ponto Topográfico é uma posição de destaque, estrategicamente situado na superfície terrestre, materializado através de piquetes e estacas.

1.4.5. Alinhamento Topográfico
          É um alinhamento definido por dois pontos topográficos. Serve de origem para o levantamento dos detalhes da superfície.

1.4.6. Levantamento Topográfico
          Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos e distâncias com instrumentos adequados, implanta e materializa pontos para o detalhamento topográfico necessário.